quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reunião


* Paróquia do Divino Espírito
  Santo / Jatiúca -Maceió-AL

* Todas ás Sextas-feiras
* Ás 19:00 horas
* Sala n 02
* Tel.: 82- 3357-3052 /3231-0467
                  9128-7773 /9177-7440 


                             Coordenador Castelo 

                 Piedade Redentora de Cristo
                                Dai-nos a sobriedade

                           VIDA SIM, DROGAS NÃO
               Alcoolismo é uma Doença
        ENTRE LINHAS  municipios@ojornal-al.com.br        
                                                           materia editada dia 14/04/2011
                
                CONTRA AS DROGAS

Pouco mais de duzentos jovens e adolescentes de escolas públicas municipais, entre nove e 14 anos participaram ontem de uma série de atividades e palestras educativas com objetivo de discutir o consumo de álcool, dependência quimica e, principalmente, fazer um alerta junto a esse público sobre "convites" para uso de psicotrópicos, ou seja , drogas com crack e cocaína . Uma das palestras ministradas foi " Drogas - Minha Escolha, Meu pesadero". Membros dos Alcoólicos Anônimos tambèm discutiram com os jovens as experiências negativas geradas pelo consumo de bebidas alcoócas.
No período da tarde foram realizadas diversas atividades de lazer por profissionais de educação física. A assistente social Iza castro, responsável pela  Área Técnica de  promoção á saúde da criança e do Adolescente do município já está programado o terceiro encontro , cuja data será divulgada em breve. A iniciativa é uma parceria com o programa Saúde da Escolar (PSE) e o Programa de Combate ao Alcoól , Tabaco e Outras Drogas (PCATOD) e Sesc Arapiraca.   
  

23 comentários:

  1. Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).


    Intoxicação Aguda

    ResponderExcluir
  2. É uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas

    ResponderExcluir
  3. Exames toxicológicos e detecção de drogas
    Quais tipos de exames toxicológicos existentes? Eles detectam qualquer droga?
    A partir de quando eles dão positivo? - Saiba mais...

    Como as Drogas Circulam no Corpo


    As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.
    O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.

    ResponderExcluir
  4. As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.

    ResponderExcluir
  5. o que, a bebida a alcoolica e o crak oforece as pessoas? 1/ uma velheci precoce 2/ uma morte prematura 3/ ou praticar um crime e passa o resto da vida no prèsidio.

    ResponderExcluir
  6. O QUE É PASTORAL

    É O SERVIÇO GRUPAL, ISTO É, SEM INTERNAÇÃO, PRESTADO Á SOCIEDADE COM A FINALIDADE DE PREVINIR, ORIENTA E RECUPERAR DEPENDENTES DO ALCOOL, TABAGISMO E DAS DROGAS

    ResponderExcluir
  7. Olá aos que fazem parte da Pastoral da Sobriedade Alagoas tudo bem???

    É só p/ informar que o link do Blog de vcs também está em nosso Blog. É um prazer ter o de Alagoas e o máximo de Links relacionados a Sobriedade em todo o País, principalmente no que se diz respeito ao combate ao que pode se dizer que é o mau do Século que são as Drogas...

    Continuem aperfeiçoando o Blog como estão fazendo pq quem ganha é quem acessa, e sempre atualizando p/ não cair no esquecimento..

    Do mais, um 2011 de muitas bençãos em suas vidas e perceverança nessa caminhada que não é fácil...

    "Sobriedade e Paz, só por Hoje, graças a Deus".

    www.sobriedadefortaleza.blogspot.com
    www.sobriedaderegionalnordeste01.blogspot.com

    By Giuliano.

    ResponderExcluir
  8. Este texto está amparado na prática pastoral no âmbito de dependência química (DQ) na Diocese de Novo Hamburgo e no Regional, após termos percorrido praticamente todo o território do Estado do Rio Grande do Sul e manter contato permanente com praticamente todas as instituições que atuam nesta área.

    Quando se falar aqui em DQ, não se estará tratando das drogas chamadas de "lícitas" (álcool e tabaco) por se tratar de um universo de tal forma amplo e pouco pesquisado que, a rigor, é difícil de ser medido. Também não se tratará da assim chamada "farmaco dependência" (uso indevido de medicamentos) igualmente por se tratar de um mundo novo e desconhecido, sabendo-se apenas que, ao que tudo indica, as mulheres são mais vulneráveis a esta dependência, por se automedicarem compulsivamente para o tratamento de beleza e ajustes no corpo, além do uso de antidepressivos e terapias relacionadas à hiper-atividade e bipolaridade.

    Tentaremos sim, dar uma visão de como se apresenta o quadro do uso abusivo de substâncias psico-ativas (SPA), tais como a maconha, a cocaína e a pedra do crack, entre outras. Não existem estatísticas confiáveis sobre o assunto. O que se sabe, é que se está tratando de uma epidemia (ou pandemia, como preferem alguns). Certas pessoas dizem que 5% da população geral do Estado é usuária desse tipo de droga, o que poderia chegar a 550 mil usuários. Outros já falam em 10% da população acima dos 12 anos - hum milhão de usuários (hoje é comprovado que o uso indevido de SPA inicia aos 9 anos de idade). Em 2001, por ocasião da Campanha da Fraternidade Vida Sim, Drogas Não, a Secretaria Estadual da Educação divulgou uma pesquisa onde afirmava que, na rede estadual de educação, dos alunos homens de 12 a 18 anos, 80% já fizeram uso, em algum grau, de SPA. Recentemente o Secretário Estadual da Saúde, Sr. Osmar Terra, afirmou que o número de usuários da pedra do Crack no RS, é de 50.000. Não sei como ele chegou a esse número, pois normalmente os usuários se escondem ao invés de admitirem sua drogadição. Em todo o caso, se isso é verdade, façamos as contas: cada usuário consome ao menos duas pedras por dia. Isso significa que, no mínimo 100 mil pedras da droga entram no mercado gaúcho diariamente. Ao preço médio de $10,00, chega-se a hum milhão de reais, todos os dias, a irrigar o mercado clandestino, corrompendo pessoas particulares, instituições e mesmo órgãos de Estado, apenas com o uso da pedra, que é a 6ª droga mais consumida no RS

    ResponderExcluir
  9. O que as Drogas fazem com os Jovens

    Jovens e adultos estão se acabando nas drogas. Elas são muito fáceis de se conseguir: onde você vai tem gente vendendo drogas e com isso os jovens com curiosidade para saber como elas são e quais seus efeitos, acabam experimentando e e se tornam viciados. Começam a fazer de tudo para conseguir a droga, até roubar e pegar coisas valiosas de dentro da própria casa. Isso simplesmente faz com que suas/nossas vidas virem uma desgraça.

    Você pode notar em vários casos, no mundo inteiro, o que a droga faz. Ela faz com que nós só façamos coisas erradas, e o caminho que ela oferece todos já conhecemos: é a morte ou sermos presos, coisa que acredito que ninguém quer.

    Em vez de entrarmos no mundo da droga, existem tantas coisas melhores para fazer, como praticar esporte, qualquer que seja, futebol, vôlei, basquete e etc...

    Outras coisas legais para evitar que os jovens de baixa renda não entrem nesse mundo é a oferta de cursos profissionalizantes, gratuitos, que estimulem os jovens a crescer no mercado de trabalho, e ajudando-os cada vez mais a conquistar um bom emprego.

    Sabemos que fazendo isso, nós podemos diminuir o número de jovens na criminalidade, oferencendo oportunidades de serem alguém na vida e não ser mais um problema em nosso país.

    por Aurélio e Daniel

    ResponderExcluir
  10. Quais são as substâncias estimulantes?
    São muitas! Algumas são de origem vegetal: por exemplo, a cafeína do café ou chá. Todos sabem que o café tira o sono, deixa a pessoa mais ativa, mais acordada. A cafeína é um estimulante suave do cérebro. Outro exemplo e a cocaína, que é obtida de uma planta, a coca. Só que a cocaína é um estimulante muitíssimo mais poderoso que a cafeína. Temos ainda o estimulantes sintéticos, isto é fabricados em laboratório, como a anfetamina ("bolinha"), a metanfetamina ("ice" ou "pervitin"), e várias substâncias que são usadas para tirar a fome (os chamados anoréticos ou inibidores do apetite).

    ResponderExcluir
  11. Como os estimulantes tipo anfetamina são usados?
    Como comprimidos, por via oral; na forma injetável (usuários crônicos) e sob a forma de pó (aspiradas pelo nariz). É também comum os comprimidos serem dissolvidos em bebidas alcoólicas. Mais recentemente a metanfetamina ("ice") está sendo fumada a partir de cachimbos

    ResponderExcluir
  12. Por que os estimulantes tipo anfetamina são usados?
    Para fazer o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas, com menos sono, elétricas. Chamadas de rebites e/ou bolinhas, são consumidas para estudar, dirigir, passar noite em claro ou para ficar "doidão" ou "ligadão"; os atletas podem usar para melhorar seu desempenho. O principal uso médico é para tirar o apetite ajudando a emagrecer; mas a pessoa que toma (principalmente mulheres) fica também muito nervosa, "elétrica", irritadiça, sem sono.

    ResponderExcluir
  13. Quem são as pessoas que mais usam os estimulantes tipo anfetamina?
    Os principais usuários sem receita médica são estudantes, caminhoneiros, pilotos, atletas, etc. O uso para emagrecer é geralmente por receita médica.

    ResponderExcluir
  14. Quantos usam estimulantes tipo anfetamina?
    O consumo destas drogas no Brasil chega a ser alarmante, tanto que até a Organização das Nações Unidas vem alertando o Governo brasileiro. Por exemplo, em um estudo recente entre estudantes brasileiros do 1o e 2o graus das dez maiores capitais do país , 4,4% revelaram já ter experimentado pelo menos uma vez na vida uma droga do tipo anfetamina.

    ResponderExcluir
  15. Você não perceberá os caminhos que seu filho está trilhando se não estiver próximo dele.
    Participe e permaneça envolvido com a vida dos filhos, desde a infância até a idade adulta. Dê atenção ao cotidiano dele. Se você nunca se interessou em saber sobre os amigos que ele tem... Essa é a hora de começar. Saiba sobre os amigos, quem são, onde moram, se praticam esportes, se são bons alunos...

    Pode ser desconcertante para um pai que não cultivou o habito de participar da vida do filho... de repente mostrar interesse e começar a fazer perguntas, pode ser constrangedor para os dois.

    Se este for o caso procure não "forçar a barra".
    Comece a (re)construir a relação progressivamente... pergunte/conheça os tipos de lazer/diversão que o familiar gosta, tente programar um dia para acompanhar seu filho em horários de lazer. Quando o filho comentar sobre algo relacionado à escola procure demonstrar (real) interesse, saiba quem são os outros alunos e participe de eventos cotidianos como ajuda-lo em alguma matéria da escola.

    Nós adultos e pais vivemos em um mundo onde o tempo é precioso (tempo é dinheiro), a maioria dos pais (eu também) trabalham acima de doze horas por dia e apesar de ter pouco tempo para dedicar à família eu sei que na maioria das vezes, tudo que um filho quer é que seus pais se reúnam a mesa para jantar ao lado dele. Esta é uma boa hora para estreitar as relações com os filhos.

    ResponderExcluir
  16. Converse frequentemente.
    Comece o diálogo enquanto seus filhos estão na flor da idade. Não precisa ser uma conversa forçada.

    Uma notícia que vocês viram juntos na televisão pode ser um bom motivo para fazer analogias ao cotidiano da família, um filme ou um incidente como um atropelamento pode ser aplicado a realidade da comunidade onde vivemos e aos problemas que enfrentamos atualmente, inclusive os problemas do álcool e das drogas.

    ResponderExcluir
  17. Monitore seus filhos.
    Os filhos cujos pais os supervisionam de perto terão menor possibilidade de desenvolver um problema com drogas e se isso ocorrer os pais estarão prontos para corrigir a rota.

    Saber "quem, o que, porque, onde, quando e como" das atividades de nossos filhos, trocar idéias com outros pais, e continuar desenvolvendo esta prática com os nossos filhos, estendendo a todos seus amigos é um longo caminho. Nunca é tarde para dar o primeiro passo!

    ResponderExcluir
  18. Ser só amigo não é suficiente, seja o pai.
    Nossos filhos já têm amigos, mas necessitam de pais amorosos, que se importem e se comportem (comportamento = exemplo) como pais.

    Reforce consistentemente os limites para sua família, limites que devem ser respeitados mesmo quando os filhos estiverem em local onde você não possa estar presente, ou quando estiverem com famílias que têm regras diferentes.

    Os filhos gostam de se sentirem confiáveis, e aceitarão que os limites preestabelecidos, quando explicados que visam seu bem estar, serão compreendidos e aceitos como parte de nosso amor.

    ResponderExcluir
  19. O que as DROGAS fazem
    com você!!!

    Estudante norte-americana,
    presa inúmeras vezes por
    porte e uso de drogas,
    sendo a primeira vez
    em 1983 e a última
    em 1997.

    Acompanhe a sua
    decadência!

    ResponderExcluir